Relatório do SPC mostra número de endividados na região da Cacinor 

sexta, 10 de dezembro de 2021

Relatório do SPC mostra número de endividados na região da Cacinor 

A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor) recebeu um relatório do Serviço de Proteção ao Crédito - SPC Brasil com informações relacionadas à inadimplência dos consumidores em toda a região.

Ter acesso a esse tipo de informação é importante para que a coordenadoria possa compreender a movimentação relacionada ao consumo nas cidades da região e como se encontram atualmente a capacidade de consumo e obtenção de crédito da população.

“No Paraná, temos o maior número de endividados desde 2013, reflexo da pandemia de covid-19, com certeza. Mas é importante destacar também a confiança do consumidor na hora de encarar algum tipo de crédito, como de financiamento para veículo ou imóvel. As famílias estão contraindo créditos, e isso não é ruim para a economia, o que é ruim é não honrar as dívidas”, evidencia o presidente da Cacinor, Rafael Canali.  

Alerta sobre inadimplência
Na avaliação do Codem, de Maringá, é preciso ficar alerta com relação ao número de inadimplência na região da Cacinor, pois se detectou o endividamento e a dificuldade de honrar dívidas relacionadas ao cartão de crédito e outros compromissos bancários.

O famoso efeito “bola de neve”, diz a economista Juliana Franco, do Codem, é muito perigoso para as contas familiares, e o cartão de crédito é um dos vilões que devem ser evitados na hora de contrair dívidas, por conta do alto índice de juros cobrado.

Segundo relatório do SPC referente ao mês de novembro, cresceu o número de inadimplentes na região da Cacinor em 8,37% quando se compara os meses de novembro de 2021 e novembro de 2020. O índice é maior que o apresentado na região Sul do País (6.02%) e em rede nacional (4,78%).

Ainda de acordo com as informações encaminhadas pelo SPC Brasil, a faixa etária mais inadimplente no mês de novembro na região de atuação da Cacinor compreende pessoas entre 30 e 39 anos de idade, sendo 50,41% mulheres e 49,59% homens.

O valor médio da dívida dos inadimplentes do mês de novembro é de R$ 3.885,86, e 31,08% dos endividados na região da Cacinor tinham dívidas no valor de até R$ 500

Fonte: Assessoria da CACINOR

Galeria de Fotos